Câmara de JP empossa nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020

O novo presidente, vereador João Corujinha (DC), afirmou que fará uma gestão “onde a coletividade será primordial”

Por Damião Rodrigues / Clarisse Oliveira

Fotos Olenildo Nascimento

01/01/2019

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta terça-feira (1º), a solenidade de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. A posse foi conduzida pelo presidente Marcos Vinícius (PSDB) que, cumprindo os ritos legais, como prevê o Regimento Interno (RI) e a Lei Orgânica do Município (LOM), convocou os membros a ocuparem seus devidos lugares na mesa. Em seguida, todos os membros assinaram os respectivos termos de posse.

Posse da Nova Mesa Diretora 01-01-2019- Olenildo 317

As galerias da CMJP estiveram lotadas com todos os vereadores da Casa, além do prefeito e vice da Capital, Luciano Cartaxo (PV) e Manoel Júnior (PSC), respectivamente, diversos secretários municipais, políticos e personalidades da sociedade pessoense.

A composição da 51ª Mesa Diretora da CMJP é a seguinte: Presidência, João Corujinha (DC); 1ª Vice-Presidência, Leo Bezerra (PSB); 2ª Vice-Presidência, Fernando Milanez Neto (PTB); 1ª Secretaria, Eliza Virgínia (PP); 2ª Secretaria, Humberto Pontes (Avante); 3ª Secretaria, Chico do Sindicato (Avante).

Posse da Nova Mesa Diretora 01-01-2019- Olenildo 246

Em seu discurso de posse, João Corujinha afirmou que fará uma gestão "onde a coletividade será primordial" e reforçou que assume a presidência com disposição de trabalhar pela cidade de João Pessoa. Lembrou da juventude, quando era vendedor de livros "com muitos sonhos e com muita coragem para enfrentar todas as adversidades". "O que me lembro daquele jovem é que ele tinha muita vontade de trabalhar. E, eu posso afirmar pra vocês, essa vontade segue comigo até hoje, todos os dias, e estará presente nessa nova etapa da minha vida".

O novo presidente da CMJP afirmou que, ao lado dos novos integrantes da Mesa Diretora, vai procurar, de forma democrática, implementar novas ações e melhorar o desempenho do Poder Legislativo. "Ouvindo opiniões, dialogando, buscando através de uma convivência harmoniosa, os melhores caminhos para que a Casa de Napoleão Laureano siga na direção certa, sempre em busca de novas conquistas para a população de João Pessoa", acrescentou.

Posse da Nova Mesa Diretora 01-01-2019- Olenildo 419

Corujinha reconheceu o trabalho realizado pela Mesa Diretora anterior, destacando que a Casa Napoleão Laureano está muito mais perto da população. "Isso é fruto de medidas, como o Projeto 'Câmara no seu Bairro', o bom aproveitamento da TV e da Rádio Câmara, a Escola Legislativa, os Seminários para capacitação do servidor público, entre tantos outros projetos, que estamos nos comprometendo a dar continuidade".

Ele também registrou o pioneirismo da Câmara de João Pessoa em implementar as Emendas Impositivas. "E também não podemos esquecer a tão sonhada nova sede da Câmara Municipal, que será entregue a população durante o nosso mandato, um sonho que foi idealizado pelos 27 Vereadores desta Casa", acrescentou.

Dirigindo-se ao prefeito Luciano Cartaxo, reafirmou a disposição da CMJP para colaborar com a Capital, "respeitando a independência e valorizando a harmonia dos poderes Legislativo e Executivo, que são pilares para que a governabilidade seja assegurada".

Por fim, ressaltou que irá se empenhar para que a Câmara de João pessoa continue um Poder Legislativo forte e atuante nas causas sociais, que defenda cada vez mais os direitos da população, sem distinção de qualquer natureza.

Clique aqui e baixe o discurso de posse na íntegra.

Posse da Nova Mesa Diretora 01-01-2019- Olenildo 232

Saudações

Em nome da bancada de situação, o vereador Luís Flávio (PSDB) foi à tribuna do Plenário Senador Humberto Lucena para saudar a nova Mesa Diretora: “Tenho certeza que essa nova gestão da Mesa Diretora da nossa Casa vai consolidar as nossas novas conquistas. Abraço e um grande 2019 a todos”, ensejou.

Já o vereador Bruno Farias (PPS), representando a bancada de oposição, destacou que o caráter reto conduziu o novo presidente à Mesa Diretora da Casa para o segundo biênio da atual Legislatura da CMJP. “Com seu coleguismo e integridade tenho certeza que você terá pleno êxito na condução dos trabalhos desta Casa. Sempre atentos e vigilantes pelo povo de João Pessoa”, discursou.

Na ocasião, foi realizado um culto ecumênico com representantes das religiões católica, evangélica e de matrizes africanas. Ainda foi apresentado um vídeo sobre a trajetória de vida do novo presidente da Casa. O Coral Antônio Leite Figueiredo da CMJP, sob a regência das maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal Paulo Brasil, cantou o Hino Nacional e a canção ‘Paraíba Joia Rara’. A violinista Ana Laura tocou a canção ‘Meu Sublime Torrão’.

Assista à solenidade na íntegra aqui.

Posse da Nova Mesa Diretora 01-01-2019- Olenildo 384

Repercussão

A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) recebeu a primeira secretaria da vereadora Raíssa Lacerda (SD) e representa a segunda mulher no cargo em 70 anos. Eliza destacou a importância da conquista do espaço da mulher na política: “A gente espera que esta Casa sempre reserve lugar para as mulheres. Somos apenas 20% da Câmara, mas a gente precisa ocupar cada vez mais esse espaço, porque a mulher tem um olhar diferenciado. Como na política e na Câmara não pode faltar mulher, na Mesa também não pode”, concluiu.

A expectativa dos vereadores da Casa é que seja dado continuidade ao trabalho começado no primeiro biênio e que a gestão avance, principalmente, nas áreas de transparência e participação popular. “É uma Mesa que tem que tem o desafio de trazer mais transparência para Casa, mais participação do cidadão aqui dentro e elevar cada vez mais a democracia. É uma continuidade, porém com grandes desafios, porque a gente tem sempre que melhorar”, declarou Thiago Lucena.

“Já conseguimos dar um salto de qualidade em relação à imagem da Câmara junto à população e espero que esse trabalho seja intensificado pela nova Mesa Diretora com mais encontros entre a Câmara e a população, não só aqui na nossa sede, mas nos bairros da cidade com mais temas importantes sendo discutidos e com projetos relevantes que beneficiem a população de João Pessoa”, destacou Tibério Limeira.

Os vereadores destacaram ainda a capacidade de gestão do presidente João Corujinha. “João Corujinha é uma pessoa que já tem bastante experiência, é um empresário bem-sucedido, está no seu terceiro mandato. Quem chega quer mostrar sua cara, acredito muito nessa gestão e tenho certeza que fará um excelente trabalho”, afirmou Damásio Franca.

Notícias Relacionadas

Prestação de contas da Saúde, revisão do Plano Diretor e saúde mental são temas de audiências públicas na CMJP
No período entre os dias 20 e 24 de maio, o Legislativo Municipal ainda vai realizar uma sessão especial em alusão à ‘Semana da Família’
Presidente da Câmara viaja a São Paulo e se encontra com chefe do Legislativo da capital paulista
O uso da tecnologia para otimizar os trabalhos da CMJP foi um dos assuntos discutidos na reunião
Poeta, cantor e compositor Niedson Lua é homenageado pela Câmara da Capital
O artista recebeu o Título de Cidadão Pessoense pelo trabalho social e de fortalecimento da cultura local que desenvolve
Gabinete de vereador pretende interceder pela realização de exames de Saúde em JP
Leo Bezerra (PSB) anunciou que vai intervir a favor das pessoas que solicitaram realização de procedimentos há pelo menos três meses, mas ainda não foram atendidas
CMJP aprova reajuste de 4,17% para servidores da Educação do Município
Na votação desta quarta-feira (15), ainda foram apreciados cinco Vetos do Executivo
Parlamentar comemora convocação de candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da PM para exame físico
Carlão (DC) foi o sexto orador a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta terça-feira (14)