Câmara de JP prepara mais quatro cursos em parceria com Interlegis

Administração de portal, SAPL e Cerimonial são exemplos de cursos que serão realizados no mês de setembro na Capital

Texto de Clarisse Oliveira - Fotos de Juliana Santos - 25/07/2017

Depois do sucesso de público obtido com a Oficina ‘Orçamento Público Municipal e a Constituição Federal', realizada na última segunda-feira (24), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) anunciou nesta terça (25) mais quatro eventos de capacitação profissional para o mês de setembro. Os encontros irão repetir o êxito conquistado pela CMJP em parceria com o Programa de modernização e integração do Poder Legislativo Brasileiro (Interlegis), do Senado Federal.

Para o presidente do Legislativo pessoense, vereador Marcos Vinícius (PSDB), a capacitação é fundamental para uma boa prestação de serviço. “Entendemos a valorização profissional, tanto de vereadores, quanto de servidores, fundamental para a prestação de um bom serviço ao cidadão. Vimos isso, recentemente, com a oficina sobre Orçamento Público, que promovemos no Centro Cultural Ariano Suassuna. Os participantes saíram com mais bagagem, que será revertido em benefício da população”, justificou.

Abrindo o mês de setembro, nos dias 11 e 12, será ministrada a oficina ‘Portal Modelo’, sobre sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. O técnico do Interlegis e servidor do Senado Federal, Adalberto Alves de Oliveira, vai orientar sobre gestão de conteúdos, administração e customização do portal legislativo.

Nos dias 13 e 14 de setembro, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) será a ferramenta de estudo na oficina ministrada pelo analista de sistema Cláudio Morale, que, dentre outras coisas, vai orientar a fazer consultas, inserir dados e gerenciar usuários no sistema.

No dia 15, o Interlegis realiza encontro na Capital, trazendo como palestrantes o diretor executivo do Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), Helder Rebouças; a diretora da Secretaria de Transparência do Senado Federal, Helga Lopes; e o coordenador de planejamento e relações institucionais do ILB, Francisco Etelvino Biondo.

No encontro, serão abordados temas como: Interlegis, boas práticas de licitações; transparência no legislativo e a importância dos Marcos Jurídicos e atualizações de leis e regimentos.

Finalizando os eventos do mês, de 26 a 29 de setembro, acontece a Oficina Cerimonial no Ambiente Legislativo, ministrada por Francisco Etelvino Biondo. No encontro, será oferecido treinamento sobre cerimonial, protocolo e etiqueta para parlamentares e servidores.

As oficinas são destinadas a vereadores e servidores do Poder Legislativo, e não ficam restritas aos funcionários da Casa Napoleão Laureano, com inscrições gratuitas. Os locais onde serão realizados os eventos serão definidos nos próximos dias.

Tags: , , , , , , , .