Escola do Legislativo lança ‘Escola na Câmara’ para aproximar cidadãos da CMJP

Iniciativa pretende conscientizar desde cedo estudantes a serem cidadãos que sabem como funciona o Legislativo e quais as formas de acioná-lo para promover mudanças sociais

Por Haryson Alves

Fotos Olenildo Nascimento

13/09/2017

Estudantes dos ensinos fundamental e médio terão novos meios de articular melhorias para suas ruas, bairros e comunidades, a partir de visitas orientadas à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Esse é o objetivo do Projeto ‘Escola na Câmara’, lançado às 8h30 desta quarta-feira (13), no plenário da Casa, pelo presidente em exercício da Câmara, Lucas de Brito (PSL/Livres), e o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo Sá. Eles apresentaram a iniciativa a diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, e gestores da Educação na Capital.

Lucas de Brito explicou o programa, que é aberto a instituições de ensino públicas, privadas, estaduais e municipais que estejam interessadas em levar seus alunos para conhecer o Poder Legislativo, o papel de um vereador e acompanhar de perto uma sessão ordinária. O público-alvo são os estudantes do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental.

Para se inscrever, basta o gestor escolar acessar no Portal da Câmara o formulário de inscrição online, indicando as turmas participantes, professores responsáveis e quantidade de alunos – que não deve exceder 50 estudantes. Após o preenchimento, é só aguardar um e-mail de confirmação para formalizar a visita e acertar os detalhes que sejam necessários com a Escola do Legislativo.

[caption id="attachment_25426" align="aligncenter" width="1024"]Projeto Escola na Câmara 13-09-2017 Olenildo 044 José Roberto de Lucena (à direita) é diretor de escola municipal e já revelou interesse em participar do projeto.[/caption]

“Essa iniciativa vai ajudar no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos, para que eles possam atuar como cidadãos mais conscientes na sociedade, buscando soluções para os problemas que vivenciam no seu cotidiano, em sua família, em sua rua”, avaliou o diretor da Escola Municipal Santos Dumont, José Roberto de Lucena, que revelou estar interessado em inscrever os 34 alunos do 9º ano da unidade escolar para a visita.

“Será importante que as Secretarias da Educação Municipal e Estadual conheçam esse projeto e possam disponibilizar transporte para as instituições educacionais que estejam interessadas em participar”, comentou Lucas de Brito.

Também estiverem presentes no lançamento o vereador Mangueira (PMDB), além de profissionais dos colégios Frei Afonso, Geo, Evolução e da Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec).

Notícias Relacionadas

Câmara anuncia antecipação do décimo terceiro salário aos servidores
Equilíbrios fiscal e financeiro da Casa possibilitaram a antecipação
Segunda turma do Aprendiz de Vereador 2019.1 visita sede do TRE-PB
Os aprendizes assistiram a uma sessão ordinária e se inteiraram sobre o processo de realização de uma eleição e segurança da urna eletrônica
Parque Sanhauá: líder da situação elogia governador por suspensão de embargo à obra
Milanez Neto (PTB) ressaltou ainda alguns avanços obtidos para o Centro Histórico da Capital, na atual gestão
Escola do Legislativo promove treinamento para assessores parlamentares
Os participantes receberam orientações sobre como elaborar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
Escola na Câmara: CMJP recebe visita de estudantes de escola estadual
Alunos conheceram as instalações da Câmara e assistiram palestras sobre o funcionamento da Casa, a elaboração de leis e o trabalho dos vereadores
Rádio Câmara de João Pessoa amplia programação local e estreia interprograma em prosa
O poeta Lucas Queiroz é o responsável pelos versos que abordam temas relacionados à cidadania