General angolano Antônio dos Santos França recebe Medalha Cidade de João Pessoa

Honraria e sessão solene, realizada nesta segunda-feira (11), foram propostas pelo vereador Milanez Neto (PTB)

Por Damião Rodrigues

Fotos Juliana Santos

11/06/2018

Na tarde desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou o general angolano Antônio dos Santos França com a entrega da Medalha Cidade de João Pessoa. A honraria e a sessão solene, propostas pelo vereador Milanez Neto (PTB), aconteceram no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo Municipal.

A mesa de trabalho foi composta pelo homenageado e pelo propositor, além do vereador Humberto Pontes (Avante), que secretariou as atividades; o embaixador de Angola no Brasil, Nélson Manuel Cosme; pelo padre da Diocese de Beja em Portugal, Manuel Pato; a embaixatriz e esposa do homenageado Maria João França; e o secretário de Turismo da Capital, Fernando Milanez.

O vereador Milanez Neto fez uma ampla explanação sobre a trajetória militar e política do agraciado, destacando sua participação no Movimento Popular de Libertação de Angola. Ele ainda destacou que o homenageado tem grandes investimentos no seguimento hoteleiro e imobiliário da capital paraibana.

11.06.18_SS_Medalha_CJP_ao_GeneralAngolanoAntônioFrança_ft_juliana (13)

“Hoje a CMJP está prestando uma homenagem a uma das maiores personalidades do mundo. É um apaixonado por nossa João Pessoa, Paraíba e pelo Brasil. Uma homenagem mais que merecida a quem tem tanta coragem de empreendedorismo em nossa terra. Nosso carinho e reconhecimento a atenção do general com nosso país e nossa cidade”, discursou.

O embaixador Nélson Manuel Cosme falou que participava de uma singela homenagem a um filho de Angola e de João Pessoa, com uma dimensão mundial na luta pela libertação angolana. “Uma pessoa gentil, que nos ensina que a vida é a soma de nossos relacionamentos. E que afirma: 'Vive bem a pessoa que se relaciona bem'. Esta homenagem servira para sedimentar e solidificar a amizade entre Brasil e Angola com forte fraternidade e consanguinidade”, disse.

Em seu discurso de agradecimento, o general Antônio dos Santos França fez uma breve contextualização histórica da Paraíba em demonstração de apreço pela terra que admira e dispensa atenção. Ele ainda lembrou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em novembro de 1975, e destacou a consanguinidade e afinidade cultural entre as duas nações.

11.06.18_SS_Medalha_CJP_ao_GeneralAngolanoAntônioFrança_ft_juliana (118)

“Tenho forte sentimento de gratidão e fraternidade por esta homenagem que recebo hoje. Não só o Brasil mas também a Paraíba me prendeu a atenção principalmente por seu conteúdo histórico. Dedico esta medalha a minha esposa, pela parceria na vida, e a todos, brasileiros e angolanos, que se empenham na manutenção desta aliança entre esses dois povos. Obrigado a todos!”, falou.

A solenidade foi prestigiada pelos vereadores Lucas de Brito (PV), João dos Santos (PR) e João Corujinha (PSDC), além de personalidades da capital paraibana, tais como o presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Damião Cavalcanti, o poeta Juca Pontes, o jornalista e escritor Wills Leal e a colunista Messina Palmeira.

O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, pontuou o evento com a execução do Hino Nacional e a canção ‘Meu Sublime Torrão’.

Notícias Relacionadas

Câmara de JP vai discutir situação dos refugiados na Paraíba
Vereador Lucas de Brito (PV) recebeu comitiva da OAB-PB para tratar dos mais de 650 imigrantes que buscaram apoio no Estado
Câmara de João Pessoa anuncia Comissão Parlamentar de Recesso
Colegiado é formado por sete vereadores e garante continuidade dos trabalhos durante o recesso legislativo
Estudantes recebem certificados de conclusão do estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’
Duas turmas foram concluídas durante o primeiro semestre de 2019
Vereadores prestam solidariedade aos desabrigados do bairro São José
Prefeitura disponibilizou equipes de saúde para atender famílias alojadas em escola pública municipal
Câmara anuncia antecipação do décimo terceiro salário aos servidores
Equilíbrios fiscal e financeiro da Casa possibilitaram a antecipação
Vereador de oposição critica Gestão Municipal e líder da situação rebate
Os vereadores Leo Bezerra (PSB) e Milanez Neto (PTB) usaram a tribuna da Casa, na sessão ordinária desta quinta-feira (13), para debater sobre as ações da Prefeitura da Capital