‘HackFest + Virada Legislativa’ terá participação de alunos da Rede Pública no ‘Caminhão Escola’ da Energisa

Assunto foi tema de reunião entre Câmara de João Pessoa, Prefeitura, CGU e CGM nesta sexta-feira (3)

Por Secom/CMJP

03/08/2018

Um caminhão itinerante, que leva informação, educação, cidadania e diversão para a criançada, fará parte da programação do ‘HackFest + Virada Legislativa: Por Uma Sociedade Politicamente Participativa’, que acontece entre os dias 16 e 19 de agosto, na Estação Cabo Branco, em João Pessoa.

Uma reunião, realizada nesta sexta-feira (3) na própria Estação Cabo Branco, definiu a participação do ‘Caminhão Escola’, projeto sócio-educativo da Energisa, que através dessa iniciativa, entra na programação do evento. “A cidadania começa pela educação, então estamos super felizes de contar com a Energisa e com esse projeto fabuloso no ‘Hackfest + Virada Legislativa’”, comentou o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marcos Vinícius (PSDB).

“Na reunião de hoje, já tratamos com a Secretaria de Educação do Município para incentivar seus alunos a assistirem as palestras e participarem das atividades do ‘Caminhão Escola’. São atividades lúdicas, educativas e cidadãs, que, tenho certeza, será muito bom para a criançada”, comentou Rodrigo Paulo Neto, diretor legislativo da CMJP.

[caption id="attachment_37204" align="aligncenter" width="3000"]Reinião na E.C.C.B. RackFest 03-08-2018 Olenildo 022 Rodrigo Neto, Diretor Legislativo da CMJP[/caption]

Além da CMJP e Energisa, participaram da reunião a diretoria da Estação Cabo Branco, Secretaria de Educação do Município, Guarda Municipal, Controladoria Geral da União e Controladoria Geral do Município.

“O evento irá acontecer nos dois prédios do complexo, tanto no lado da Estação Ciência, quando da Estação das Artes”, detalha a diretora da Estação Cabo Branco, Marianne Góes. “É um evento importantíssimo que a Estação Cabo Branco tem a honra de sediar e, pelo que a gente tem visto, esta será uma ótima edição”, conclui.

De acordo com a programação, palestras, painéis e oficinas serão distribuídos pelas dependências da Estação Cabo Branco. Na Estação das Artes, ficarão os participantes da já conhecida ‘Maratona Hacker’, cujo objetivo é estimular os maratonistas a desenvolverem soluções, por meio da tecnologia, para desafios propostos nas áreas de combate a corrupção, transparência e processo legislativo, por exemplo.

“A prefeitura, junto com o Ministério Público, a Câmara de Vereadores e demais parceiros, estão juntos nesse evento que tem uma tridimensionalidade focada no desenvolvimento dos aplicativos, em projetos de lei e na educação da população, através de palestras, oficinas e painéis”, comentou a Regina Santos, controladora-adjunta da CGM.

O ‘Hackfest + Virada Legislativa’ é uma realização do Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria-Geral da União (CGU), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Banco do Brasil.

O evento ainda conta com o apoio de vários parceiros, como Energisa, Ibis, Atricon, MPF, Aspol, ANTC, AMPB, Funifier, Polícia Federal, Instituto dos Auditores Internos, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Transparency International, Contas Abertas, Anid, Data Robot, Five ACTS, Receita Federal, SindContas e Unipê.