Hospital do Valentina: vereador denuncia falta de plantonistas para atender população

Tibério Limeira (PSB) ainda acrescentou pedido de troca do secretário de Saúde de JP, Adalberto Fulgêncio

Por Haryson Alves

Fotos Olenildo Nascimento

14/03/2019

O vereador Tibério Limeira (PSB) falou que há descaso com o atendimento do Hospital do Valentina – referência municipal em pediatria –, ao usar da palavra, na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), desta quinta-feira (14). Segundo o parlamentar, a unidade de saúde possui dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 60 para internações, que são divididos em duas enfermarias. No entanto, somente uma das enfermarias estaria funcionando, com apenas dez leitos. Ele ainda frisou que o local tem estrutura, mas não está realizando procedimentos.

“As demandas existem, mas o Hospital do Valentina não tem plantonistas, nem está realizando procedimentos. A unidade só está emitindo encaminhamentos para o Hospital Universitário e para o Arlinda Marques, ajudando a superlotar essas unidades. Além disso, a diretora-geral e a diretora técnica do complexo tiveram que entregar seus cargos por falta de condições de trabalho”, alegou Tibério Limeira.

Ainda de acordo com o parlamentar, a entrega dos cargos teria outros motivos. “A situação parece ser pior, pois a diretora-geral do Hospital do Valentina tem relação familiar com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e haveria uma disputa entre ela e o secretário de Saúde da Capital, Adalberto Fulgêncio. Além disso, essa mesma diretora teria outros vínculos em hospitais, como a Maternidade Frei Damião, a UPA dos Bancários, o Amip e até um hospital em Pernambuco”, denunciou o parlamentar.

Vereador sugere intervenções com urgência

Tibério Limeira convidou a bancada de oposição para ir ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedir, urgentemente, que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis. “Precisamos fazer isso para que, no mínimo, possam aliviar o caos no Hospital do Valentina”, reforçou, o vereador.

Parlamentar taxa gestão da Saúde de incompetente

Além de interceder pela melhora da situação no Hospital do Valentina, Tibério Limeira defendeu que a atuação do secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, deve ser revista. “É uma gestão infeliz. Precisamos mudar o secretário para que não tenhamos mais, uma gestão incompetente, sem o mínimo de generosidade com nossa cidade e com os cidadãos. Fica aqui minha tristeza e indignação, que deve ser pior na pele daqueles que tiveram a experiência do péssimo atendimento oferecido pela Saúde aqui em João Pessoa”, desabafou o parlamentar.

Notícias Relacionadas

Câmara da Capital aprova gratificação por atividade bilíngue a servidores da Educação
Ao todo, os vereadores pessoenses aprovaram sete matérias e mantiveram dois vetos, na sessão ordinária desta quarta-feira (11)
Vereadores da Capital repercutem mensagens entre juiz e procuradores da Operação Lava Jato
Os parlamentares Marcos Henriques (PT) e Tibério Limeira (PSB) cobraram ampla investigação sobre a questão. Já vereadora Eliza Virgínia (PP) atribuiu a situação a crime cibernético
CMJP transfere audiência pública desta segunda-feira (10) para próxima quinta-feira (13)
O propositor da discussão, vereador Tibério Limeira (PSB), explicou que decidiu unir forças com o vereador Marcos Henriques (PT) para realizar uma única audiência para debater sobre a Educação no país
Agenda: CMJP debate contingenciamento nas verbas da Educação, criação do ‘Arquivo Público Municipal’ e combate às drogas
O Legislativo Municipal ainda vai homenagear o promotor de Justiça Leonardo Quintans
Vereador lamenta processo de demolição de residências no Porto do Capim
Tibério Limeira (PSB) afirmou que, desde o dia 19 de março, os moradores estão apreensivos, devido às abordagens para que entreguem suas casas
Câmara aprova mais 18 projetos em votação realizada nesta quinta-feira (6)
Ao todo, os vereadores apreciaram 21 matérias. Três projetos de lei receberam pedidos de vista