Marcos Vinícius (PSDB) se despede da presidência da Câmara de JP

Durante a sessão desta quinta-feira (27), vereador prestou contas de sua gestão frente à Casa Napoleão Laureano

Por André Cananéa

27/12/2018

O vereador Marcos Vinícius (PSDB) se despediu da presidência da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) durante a sessão desta quinta-feira (27), detalhando os feitos de sua gestão nos dois anos em que ficou à frente da Casa Napoleão Laureano. Marcos foi eleito em dezembro de 2016 para presidir o Legislativo Municipal durante o biênio 2017/2018.

"Não se trata de uma adeus", resumiu o vereador na tribuna do Plenário. "Estarei na mesma trincheira que estive todos esses anos, seguindo o caminho da lealdade e pagando o preço que for preciso para que esta Casa continue sendo um Poder independente e harmônico".

Marcos Vinícius pautou seu mandato com ações voltadas a tecnologia, comunicação e a memória da nossa cidade com o objetivo de aproximar mais a Casa Napoleão Laureano da população de João Pessoa. "Foram dois anos em que procuramos ser a voz da vontade de um povo e carrego comigo o orgulho e a humildade de presidir um poder que realmente emana do povo".

Em seu discurso, ele afirmou que o único adjetivo que quer que fique para esse período é que ele foi um gestor "apaixonado": "Sou um eterno apaixonado por esta cidade. Que a nossa biografia possa registrar que me dediquei cada segundo para que João Pessoa seja vista pelo Brasil como uma terra que orgulha a todos nós e que é capaz de grandes feitos. Feitos de coragem, criatividade e eficiência, que futuramente serão reconhecidos por aqueles que ousarem escrever a verdade sobre estes dois anos”.

Marcos lembrou que a imprensa o colocou entre os melhores gestores do Estado, com 80% de aprovação, e afirmou que nesses dois anos, cumpriu todos os pontos de sua carta programa, como o fim da reeleição para a mesa diretora; composição eclética da Mesa Diretora; composição eclética das comissões permanentes da Casa; transmissão das reuniões das comissões permanentes ao vivo pela TV Câmara; instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e retomada do processo de transparência nas votações plenárias com o painel eletrônico, entre outras.

Sessão Ordinária 27-12-2018-Olenildo 039

Também cumpriu a promessa de realizar audiências públicas nos bairros da capital (iniciativa batizada como “Câmara no Seu Bairro”), reestruturou o Comitê de imprensa; reativou a Escola do Legislativo; instalou as comissões da Lei Orgânica do Município, do Regimento Interno e de extinção das Leis caducas; valorizou os servidores da Casa e assegurou os recursos para a construção da nova sede do Legislativo Municipal.

Ponto alto da gestão, a Emenda Cidadã teve destaque no discurso. “Este poderoso instrumento que se baseia no Orçamento Impositivo e, de forma pioneira, chegou a capital da Paraíba muito antes das demais do Brasil. Isso fez com que Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo Brasil nos visitassem para conhecer tal inovação. Inclusive a Assembleia Legislativa da Paraíba, que agora busca implantar a emenda impositiva”, afirmou Marcos Vinícius.

Ele também detalhou as ações que fortaleceram a TV Câmara JP, que migrou para o digital na gestão dele; os apoios e visibilidade que deu à cultura local, notadamente a cultura raiz e o cinema, e os esforços que levaram a Rádio Câmara FM a entrar no ar e se tornar uma das mais queridas da cidade.

Também lembrou da programação que celebrou os 70 anos da redemocratização da Câmara de João Pessoa, que contou com a presença de ministros, juristas, políticos e presidenciáveis e, com orgulho, afirmou que a Câmara foi a primeira Casa Legislativa a abrir caminho para a democracia direta, através de iniciativas como o aplicativo Mudamos. “O Mudamos hoje se incorporou ao calendário da cidade mediante a Virada Legislativa, que agora ocorre junto ao HackFest”, disse.

Marcos encerrou o discurso desejando sucesso ao sucessor, o vereador João Corujinha (DC), que assume o comando da Casa a partir de 1º de janeiro. “Da presidência volto para o plenário, com as mesmas sandálias da humildade que cheguei a esta Casa lá em 1997. Desejando ao próximo presidente, João Corujinha, muito sucesso no próximo biênio. Competência e vontade de fazer pelo nosso povo não faltam a este brilhante parlamentar", concluiu.

Apartes

Praticamente todos os vereadores presentes na Casa fizeram apartes ao discurso do presidente. Basicamente, todos os parlamentares falaram dos avanços que a Casa conquistou com a gestão de Marcos Vinícius, muitos destacando a importância da criação da Emenda Cidadã. “Marcos Vinícius administrou a Câmara com maestria”, resumiu Dinho (PMN), expressando o sentimento dos demais colegas.