No Valentina, moradores cobram segurança, transporte e saúde durante o Câmara no Seu Bairro

Legislativo pessoense promoveu sessão especial na noite desta quinta-feira (6) para ouvir demanda dos moradores do bairro, tanto presencial quanto pelo Facebook

Texto de André Cananéa - Fotos de Juliana Santos - 06/07/2017

Mais uma vez, a população de João Pessoa atendeu ao convite da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e compareceu em massa ao projeto Câmara no Seu Bairro, que em sua segunda edição foi ao bairro Valentina Figueiredo, na Zona Sul da Capital, ontem à noite, conhecer de perto as necessidades dos moradores. O encontro ocorreu no Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho.

Segurança, calçamento, saúde, transporte, agência bancária, centro cultural e restaurante popular foram algumas das necessidades apontadas pelos moradores que fizeram uso da tribuna, muitos deles elogiando a iniciativa da CMJP, lembrando que é a primeira vez na história que a Câmara vem até o Valentina.

Câmara_noseuBairroValentina_foto_juliana (95)

Transmitido ao vivo pela TV Câmara e pelo Facebook da CMJP, a sessão também contou com a interatividade dos internautas, moradores do bairro, que também apontaram críticas e sugestões, como calçamento de rua e a revitalização do Parque Augusto dos Anjos. Somando as participações presenciais e virtuais, mais de 30 moradores dialogaram com os vereadores até depois das 22h.

Conduzida pelo vereador mais votado no bairro, Marcos Vinícius (PSDB), atual presidente do Legislativo municipal, a sessão foi secretariada pelo vereador Eduardo Carneiro (PRTB), 3º secretario da Mesa. Compuseram a mesa, ainda, o 2º vice-presidente João dos Santos (PR) e duas lideranças do bairro: os ex-vereadores Marmuthe Cavalcanti, atual superintendente adjunto do Instituto de Previdência Municipal (IPM), e Sérgio da SAC.

Câmara_noseuBairroValentina_foto_juliana (202)

Ao iniciar a sessão, o vereador Bruno Farias (PPS), líder da oposição na Câmara, sintetizou a proposta do Câmara no Seu Bairro, lembrando que o projeto vai ao encontro dos moradores, disposto a ouvir sugestões, ideias e críticas, tudo a favor da coletividade. “Este é o espírito do projeto. A Câmara não foge de suas responsabilidades, encara os desafios e vem ao encontro da população para ouvir e poder reivindicar ações em favor do bairro”.

Da bancada de situação, o vereador Milanez Neto (PTB) falou em seguida, lembrando de uma das mais importantes conquistas da atual legislatura, que foi a criação da Emenda Cidadã. “Através dela podemos efetivamente resolver problemas deste bairro”, comentou.

Câmara_noseuBairroValentina_foto_juliana (44)

Marmuthe Cavalcanti e Sérgio da SAC lembraram da luta que travaram pelo bairro e as conquistas que conseguiram para o Valentina, enaltecendo a importância do Câmara no Seu Bairro e a disposição da Câmara em ir ao bairro.

Para o presidente Marcos Vinícius, a sessão desta quinta-feira ratifica o acerto da Câmara Municipal de João Pessoa ao ir até os bairros dialogar com a população de perto.

“Mais uma vez, conseguimos reunir líderes comunitários, comerciantes, donas de casa, enfim, as pessoas que moram e trabalham no Valentina que nos apresentaram um raio x do bairro para que nós, efetivamente, possamos cobrar dos poderes públicos, municipal e estadual, as reivindicações apresentadas hoje à noite”, comentou o presidente, lembrando que as reivindicações desta noite irão formar a “Carta do Valentina”.

Câmara_noseuBairroValentina_foto_juliana (37)

Participaram da sessão, ainda, os vereadores Leo Bezerra (PSB), Bosquinho (PSC), Tibério Limeira (PSB), Damásio Franca (PP), Humberto Pontes (Avante), Marcos Henrique (PT), João Corujinha (PSDC).

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , .