No Valentina, moradores cobram segurança, transporte e saúde durante o Câmara no Seu Bairro

Legislativo pessoense promoveu sessão especial na noite desta quinta-feira (6) para ouvir demanda dos moradores do bairro, tanto presencial quanto pelo Facebook

Por André Cananéa

Fotos Juliana Santos

06/07/2017

Mais uma vez, a população de João Pessoa atendeu ao convite da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e compareceu em massa ao projeto Câmara no Seu Bairro, que em sua segunda edição foi ao bairro Valentina Figueiredo, na Zona Sul da Capital, ontem à noite, conhecer de perto as necessidades dos moradores. O encontro ocorreu no Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho.

Segurança, calçamento, saúde, transporte, agência bancária, centro cultural e restaurante popular foram algumas das necessidades apontadas pelos moradores que fizeram uso da tribuna, muitos deles elogiando a iniciativa da CMJP, lembrando que é a primeira vez na história que a Câmara vem até o Valentina.

Câmara_noseuBairroValentina_foto_juliana (95)

Transmitido ao vivo pela TV Câmara e pelo Facebook da CMJP, a sessão também contou com a interatividade dos internautas, moradores do bairro, que também apontaram críticas e sugestões, como calçamento de rua e a revitalização do Parque Augusto dos Anjos. Somando as participações presenciais e virtuais, mais de 30 moradores dialogaram com os vereadores até depois das 22h.

Conduzida pelo vereador mais votado no bairro, Marcos Vinícius (PSDB), atual presidente do Legislativo municipal, a sessão foi secretariada pelo vereador Eduardo Carneiro (PRTB), 3º secretario da Mesa. Compuseram a mesa, ainda, o 2º vice-presidente João dos Santos (PR) e duas lideranças do bairro: os ex-vereadores Marmuthe Cavalcanti, atual superintendente adjunto do Instituto de Previdência Municipal (IPM), e Sérgio da SAC.

Câmara_noseuBairroValentina_foto_juliana (202)

Ao iniciar a sessão, o vereador Bruno Farias (PPS), líder da oposição na Câmara, sintetizou a proposta do Câmara no Seu Bairro, lembrando que o projeto vai ao encontro dos moradores, disposto a ouvir sugestões, ideias e críticas, tudo a favor da coletividade. “Este é o espírito do projeto. A Câmara não foge de suas responsabilidades, encara os desafios e vem ao encontro da população para ouvir e poder reivindicar ações em favor do bairro”.

Da bancada de situação, o vereador Milanez Neto (PTB) falou em seguida, lembrando de uma das mais importantes conquistas da atual legislatura, que foi a criação da Emenda Cidadã. “Através dela podemos efetivamente resolver problemas deste bairro”, comentou.

Câmara_noseuBairroValentina_foto_juliana (44)

Marmuthe Cavalcanti e Sérgio da SAC lembraram da luta que travaram pelo bairro e as conquistas que conseguiram para o Valentina, enaltecendo a importância do Câmara no Seu Bairro e a disposição da Câmara em ir ao bairro.

Para o presidente Marcos Vinícius, a sessão desta quinta-feira ratifica o acerto da Câmara Municipal de João Pessoa ao ir até os bairros dialogar com a população de perto.

“Mais uma vez, conseguimos reunir líderes comunitários, comerciantes, donas de casa, enfim, as pessoas que moram e trabalham no Valentina que nos apresentaram um raio x do bairro para que nós, efetivamente, possamos cobrar dos poderes públicos, municipal e estadual, as reivindicações apresentadas hoje à noite”, comentou o presidente, lembrando que as reivindicações desta noite irão formar a “Carta do Valentina”.

Câmara_noseuBairroValentina_foto_juliana (37)

Participaram da sessão, ainda, os vereadores Leo Bezerra (PSB), Bosquinho (PSC), Tibério Limeira (PSB), Damásio Franca (PP), Humberto Pontes (Avante), Marcos Henrique (PT), João Corujinha (PSDC).

Notícias Relacionadas

Vereadores prestam solidariedade aos desabrigados do bairro São José
Prefeitura disponibilizou equipes de saúde para atender famílias alojadas em escola pública municipal
Câmara anuncia antecipação do décimo terceiro salário aos servidores
Equilíbrios fiscal e financeiro da Casa possibilitaram a antecipação
CMJP realiza audiência pública para discutir sobre redução de verbas na Educação
Representantes da UFPB, IFPB, TCU e entidades de luta de classe participaram do debate
Vereador de oposição critica Gestão Municipal e líder da situação rebate
Os vereadores Leo Bezerra (PSB) e Milanez Neto (PTB) usaram a tribuna da Casa, na sessão ordinária desta quinta-feira (13), para debater sobre as ações da Prefeitura da Capital
Parlamentares pessoenses divergem sobre greve geral desta sexta-feira (14)
Marcos Henriques (PT) afirmou que a greve representa a luta contra a Reforma da Previdência e os cortes da Educação. Carlão criticou o que considera um “movimento ideológico esquerdista, orquestrado pelo PT e a CUT”
Presidente da CMJP recebe visita de promotores de Justiça e deputados estaduais
Autoridades conversaram sobre a importância da boa relação entre os poderes constituídos para alcançar melhorias para a qualidade de vida da população