Professor e técnico de handebol é homenageado na Câmara de João Pessoa

“Chico” recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, fruto de uma propositura do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD)

Por Paulo de Pádua

Fotos Juliana Santos

06/06/2019

O professor e técnico de Handebol, Francisco de Assis de Oliveira de Araújo, mais conhecido popularmente como “Chico”, foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pelo extraordinário valor e relevantes serviços prestados ao esporte pessoense e paraibano, durante solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (6), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura foi do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD).

A sessão solene contou com a presença de amigos e alunos do professor. “Essa homenagem é de grande valor, aumenta ainda mais minha responsabilidade de continuar trabalhando com dedicação e amor ao handebol paraibano. Eu dedico esse dia a todos que me apoiam e fazem parte da minha história no esporte”, declarou Chico.

Na ocasião, o homenageado agradeceu ao vereador Marmuthe pela iniciativa, e a toda a Casa Napoleão Laureano, que aprovou a propositura. “Agradeço ao parlamentar, por ter me dado a chance de receber esse diploma, e a toda a Câmara de Vereadores. Essa homenagem chegou em uma nova fase da minha vida profissional, à frente da escolinha de handebol do DER [Departamento de Estradas e Rodagens]. Isso fortalece meus projetos e divulga a importância da modalidade”, comentou.

Marmuthe ocupou a tribuna para destacar a carreira, os campeonatos, as premiações e o currículo do homenageado. Segundo o vereador, “Chico” ganhou notoriedade como integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira de Handebol de Areia e da comissão técnica da Seleção do Nordeste de Handebol Adulto, conquistando muitos títulos, ao longo da carreira, e revelando talentos na modalidade esportiva.

O parlamentar lembrou que o professor começou como atleta de handebol do antigo Colégio CA, depois foi convocado para a seleção paraibana, quando representou a Paraíba nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), bem como jogou pela seleção paraibana universitária de handebol, que o levou para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs,) em Brasília. Como docente, Marmuthe revelou que ‘Chico” foi técnico do Colégio Rio Branco, do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba (COPM) e, atualmente, é técnico do IE Colégio & Curso.

“Enfim, como técnico de handebol, já beneficiou várias gerações, formando atletas de alto nível na Capital e colocando a cidade em destaque nacional e mundial. Ao longo de décadas, Chico revelou atletas para a Seleção Brasileira de Handebol. Ele ajudou a formar gerações vencedoras e inovadoras, de alto nível intelectual, de personalidade forte e decisiva”, afirmou o parlamentar.

Além de Marmuthe e Chico, compuseram a mesa da sessão o vereador Humberto Pontes (Avante), que secretariou os trabalhos; o diretor da Federação de Handebol da Paraíba, Mailson Santos; o presidente da Associação dos Professores em Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLPB), Bartolomeu Pontes; o empresário Eduardo Chianca e o advogado Giusepe Pecarelli.