Professor e técnico de handebol é homenageado na Câmara de João Pessoa

“Chico” recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, fruto de uma propositura do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD)

Por Paulo de Pádua

Fotos Juliana Santos

06/06/2019

O professor e técnico de Handebol, Francisco de Assis de Oliveira de Araújo, mais conhecido popularmente como “Chico”, foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pelo extraordinário valor e relevantes serviços prestados ao esporte pessoense e paraibano, durante solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (6), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura foi do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD).

A sessão solene contou com a presença de amigos e alunos do professor. “Essa homenagem é de grande valor, aumenta ainda mais minha responsabilidade de continuar trabalhando com dedicação e amor ao handebol paraibano. Eu dedico esse dia a todos que me apoiam e fazem parte da minha história no esporte”, declarou Chico.

Na ocasião, o homenageado agradeceu ao vereador Marmuthe pela iniciativa, e a toda a Casa Napoleão Laureano, que aprovou a propositura. “Agradeço ao parlamentar, por ter me dado a chance de receber esse diploma, e a toda a Câmara de Vereadores. Essa homenagem chegou em uma nova fase da minha vida profissional, à frente da escolinha de handebol do DER [Departamento de Estradas e Rodagens]. Isso fortalece meus projetos e divulga a importância da modalidade”, comentou.

Marmuthe ocupou a tribuna para destacar a carreira, os campeonatos, as premiações e o currículo do homenageado. Segundo o vereador, “Chico” ganhou notoriedade como integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira de Handebol de Areia e da comissão técnica da Seleção do Nordeste de Handebol Adulto, conquistando muitos títulos, ao longo da carreira, e revelando talentos na modalidade esportiva.

O parlamentar lembrou que o professor começou como atleta de handebol do antigo Colégio CA, depois foi convocado para a seleção paraibana, quando representou a Paraíba nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), bem como jogou pela seleção paraibana universitária de handebol, que o levou para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs,) em Brasília. Como docente, Marmuthe revelou que ‘Chico” foi técnico do Colégio Rio Branco, do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba (COPM) e, atualmente, é técnico do IE Colégio & Curso.

“Enfim, como técnico de handebol, já beneficiou várias gerações, formando atletas de alto nível na Capital e colocando a cidade em destaque nacional e mundial. Ao longo de décadas, Chico revelou atletas para a Seleção Brasileira de Handebol. Ele ajudou a formar gerações vencedoras e inovadoras, de alto nível intelectual, de personalidade forte e decisiva”, afirmou o parlamentar.

Além de Marmuthe e Chico, compuseram a mesa da sessão o vereador Humberto Pontes (Avante), que secretariou os trabalhos; o diretor da Federação de Handebol da Paraíba, Mailson Santos; o presidente da Associação dos Professores em Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLPB), Bartolomeu Pontes; o empresário Eduardo Chianca e o advogado Giusepe Pecarelli.

Notícias Relacionadas

Câmara de João Pessoa anuncia Comissão Parlamentar de Recesso
Colegiado é formado por sete vereadores e garante continuidade dos trabalhos durante o recesso legislativo
Câmara aprova LDO 2020 e mais onze matérias nesta quarta-feira (19)
A peça orçamentária foi aprovada, por unanimidade, com 127 emendas, das quais 124 são aditivas, duas supressivas e uma modificativa
Vereadores prestam solidariedade aos desabrigados do bairro São José
Prefeitura disponibilizou equipes de saúde para atender famílias alojadas em escola pública municipal
Vereador de oposição critica Gestão Municipal e líder da situação rebate
Os vereadores Leo Bezerra (PSB) e Milanez Neto (PTB) usaram a tribuna da Casa, na sessão ordinária desta quinta-feira (13), para debater sobre as ações da Prefeitura da Capital
Parlamentar participa de lançamento da campanha ‘Impulsione Sonhos, Trabalho Infantil, Não!’
Marmuthe Cavalcante (PSD) fez questão de destacar que as crianças que trabalham ficam mais expostas à violência e ao crime
Agenda: CMJP debate contingenciamento nas verbas da Educação, criação do ‘Arquivo Público Municipal’ e combate às drogas
O Legislativo Municipal ainda vai homenagear o promotor de Justiça Leonardo Quintans