Segunda turma do Aprendiz de Vereador 2019.1 visita sede do TRE-PB

Os aprendizes assistiram a uma sessão ordinária e se inteiraram sobre o processo de realização de uma eleição e segurança da urna eletrônica

Por Juliana Santos

Fotos Juliana Santos

10/06/2019

Os estudantes do estágio-visita do projeto Aprendiz de Vereador, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), participaram, na tarde desta segunda-feira (10), de uma visita guiada na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Os aprendizes tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão ordinária, na qual foram julgadas, pela Corte do Tribunal, as prestações de contas e processos que estavam na pauta do dia. O presidente do TRE-PB, desembargador Carlos Beltrão, ressaltou a importância da parceria com a CMJP e da participação dos alunos. “É importante o Tribunal estar sempre aberto a parceiras como essa, que leva conhecimentos para alunos que, no futuro, poderão ocupar cargos públicos ou fazer parte do TRE”, afirmou.

Após a sessão, os estudantes assistiram a uma palestra sobre a história e a segurança da urna eletrônica, além dos processos para a realização das eleições. “É uma oportunidade única participar de uma visita como essa, aprendi um pouco sobre direito eleitoral, matéria que ainda vou ver no meu curso”, comenta Daniel Cirne, estudante do quinto período de Direto.

De acordo com o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Antônio Carneiro, essas parcerias também são uma forma de mostrar a transparência do trabalho do Poder Judiciário. “Essa parceria com a CMJP tem o viés de aproximar a população da Justiça. É uma forma de prestar contas”, comentou.

A visita fez parte da programação da segunda turma do primeiro semestre, que completa a carga horária de 60 horas do estágio no dia 14 de junho. Todos os alunos que participaram do projeto Aprendiz de Vereador receberão o certificado de conclusão.