Vereador explica inatividade do Centro de Referência da Cidadania Félix Cahino

Marmuthe Cavalcanti (PSD) afirmou que famílias se alojaram no Centro e destruíram tudo, impossibilitando a continuidade dos serviços prestados à comunidade

Por Damião Rodrigues

14/05/2019

Da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (14), o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) esclareceu a situação do Centro de Referência da Cidadania (CRC) Félix Cahino, no bairro Valentina Figueiredo. De acordo com Marmuthe, o vereador Marcos Henriques (PT) postou em suas redes sociais um texto pedindo à Prefeitura da Capital a reabertura do Centro, o que tornou necessário que a questão fosse esclarecida.

“A reivindicação do vereador Marcos Henriques é muito pertinente, mas, preciso fazer um esclarecimento sobre esta questão. O CRC Félix Cahino colocava à disposição dos moradores do Valentina diversos cursos e ações de interação com a comunidade, até o momento em que famílias invadiram o espaço, compelidas por forças políticas contrárias à atual Gestão Municipal”, explicou Marmuthe.

De acordo com o parlamentar, a invasão foi tendenciosa e com a intenção de desestruturar a atuação política da Administração Municipal na localidade. “As famílias que se alojaram naquele espaço destruíram tudo e impossibilitaram a continuidade dos serviços prestados pelo Centro. A Prefeitura de João Pessoa dialogou com os moradores, e a Secretaria Municipal de Habitação Social entrou em ação, com a construção de unidades habitacionais para onde essas famílias foram realocadas”, informou o vereador.

Marmuthe ainda fez questão de enfatizar que, mesmo após as famílias terem sido realocadas, o prédio está muito deteriorado, o que impossibilita o retorno imediato das atividades no espaço. “Solicitei, através de requerimentos, assim como o vereador Marcos Henriques, a retomada das atividades do Centro. A Prefeitura informou que a reconstrução e reativação do local demanda tempo e diversas ações”, informou. Ele anunciou que o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Diego Tavares, já está empenhado na tarefa de reativação do espaço.

Em aparte, o vereador Marcos Henriques (PT) disse que o problema existe há muito tempo, privando a população da região de receber a atenção do poder público no tocante à cidadania. “Três anos é muito tempo para solucionar essa questão. Tenho a impressão de que é política de governo, pois existem três CRCs que estão do mesmo jeito”, alegou.

Marmuthe afirmou que o período de inatividade do Centro é menor, e garantiu que “o prefeito Luciano Cartaxo (PV) está envidando todos os esforços necessários para resolver esta situação”.