Câmara de JP e Interlegis realizam cursos na Capital, até sexta-feira (15)

Inscrições ainda estão abertas e o público-alvo é formado por servidores e parlamentares de casas legislativas da Paraíba

Por Haryson Alves

Fotos Haryson Alves

11/09/2017

Servidores de casas legislativas de toda a Paraíba estão participando de cursos de capacitação, promovidos pela Escola do Legislativo da Câmara de João Pessoa (CMJP) e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), por meio do Interlegis. As aulas ocorrem no anexo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), no bairro de Jaguaribe, desta segunda (11) à sexta-feira (15), dia em que o público-alvo será composto por parlamentares. As inscrições continuam abertas no portal Interlegis e também podem ser realizadas no local do evento.

Nesta segunda (11) e terça-feira (12), acontece a oficina de Portal Modelo, ministrada pelo instrutor José Bonifácio de Góis Júnior, com o monitor José Salo Reiman. O Portal Modelo é usado por mais de 1.700 casas legislativas, é fácil de usar, pode ser customizado e já vem com o domínio “.leg.br”. É um portal pronto para o uso que permite à casa legislativa criar e publicar o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados de suporte e servidor.

Na quarta (13) e quinta-feira (14), os participantes aprenderão sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) na versão 2.5, com o instrutor José Bonifácio de Góis Júnior e o monitor José Salo Reiman. O SAPL é uma ferramenta utilizada por mais de mil casas legislativas que informatiza o processo legislativo, sem custos financeiros para a câmara ou assembleia. Entre suas principais funções estão: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações etc.

Parlamentares também vão participar

Para encerrar, na sexta-feira (15), haverá o Encontro Regional Interlegis, com foco na participação de parlamentares. O objetivo será discutir temas relevantes para o exercício do mandato e relacionados à modernização legislativa a partir de três palestras.

Entre elas, ‘O programa de modernização legislativa’, será mediada pelo coordenador de Tecnologia da Informação do ILB, Sesóstris Vieira: ‘O Papel do Legislativo no Estado Democrático de Direito – desafios atuais’, será a palestra realizada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio José Barbosa, que é ex-consultor do Senado; já ‘O Poder Legislativo Municipal no Brasil: o papel do vereador’, será o tema trabalhado pelo assessor parlamentar do Programa Interlegis Janary Nunes.

[caption id="attachment_25189" align="aligncenter" width="1024"]20170911_101239 Para Francisco Duarte (1ª fila à direita), cursos ajudarão a promover mais transparência no Legislativo.[/caption]

“É importante a capacitação para o uso destas ferramentas, que são gratuitas, deixando câmaras e assembleias em consonância com as exigências das leis de acesso à informação e de transparência”, observou o presidente em exercício da Câmara da Capital”, Lucas de Brito (PSL/Livres).

Para o chefe do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Câmara de Cabedelo, Francisco Júnior Duarte, é importante a parceria entre as casas legislativas e o Interlegis para aprimorar as atividades realizadas em câmaras e assembleias. “Vamos ampliar nossos serviços e meu objetivo é dividir com os colegas de trabalho o aprendizado conquistado com esses cursos. Precisamos trabalhar com zelo pela transparência, inclusive perante o cidadão”, salientou o participante.

Para obter mais informações, basta acessar o portal Interlegis, entrar em contato pelo e-mail escoladolegislativo@cmjp.pb.gov.br ou pelos telefones (83) 3218-6309 e (83) 3218-6382.

Notícias Relacionadas

Câmara encerra primeira turma do 'Aprendiz de Vereador' deste ano
Os aprendizes desenvolveram atividades supervisionadas junto à Escola do Legislativo, vereadores e profissionais dos gabinetes parlamentares, por um mês
Escola do Legislativo da CMJP promove ação social na Vila Vicentina
A instituição recebeu doação de alimentos arrecadados através do programa Aprendiz de Vereador
Vereador critica recomendação do Ministério da Saúde para abolir o termo 'violência obstétrica'
Lucas de Brito (PV) classificou como equivocada a medida da pasta, durante pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (16)
Parlamentar conclama população a participar da 13ª Ocupação do Rio Gramame
O ato está programado para acontecer na manhã desta sexta-feira (17), na Ponte dos Arcos, divisa entre João Pessoa e o município do Conde
CMJP aprova reajuste de 4,17% para servidores da Educação do Município
Na votação desta quarta-feira (15), ainda foram apreciados cinco Vetos do Executivo
Vereador relembra trajetória de Rômulo Gouveia na passagem de um ano do seu falecimento
Dinho (PMN) ressaltou que há um ano estava enterrando um grande amigo e um político paraibano destacado