CMJP realiza Encontro Regional Interlegis

Evento promovido em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) reuniu cerca de 150 pessoas de todo o Estado na manhã desta sexta-feira (15)

Por Clarisse Oliveira

15/09/2017

A modernização do processo legislativo e os papéis do poder legislador e da vereança foram alguns dos assuntos discutidos em palestras no Encontro Regional Interlegis promovido, na manhã desta sexta-feira (15), pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) juntamente com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), por meio do Interlegis. O evento aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

O encontro reuniu cerca de 150 pessoas de todo o Estado, entre parlamentares e servidores do Legislativo e Executivo municipais e estaduais para conhecer mais sobre os meios de transparência dos atos públicos e o aprimoramento da gestão legislativa.

O presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB), destacou o caráter inovador do evento. “Essas palestras e cursos são de extrema importância para o Poder Legislativo. O Interlegis está revolucionando as casas legislativas, trazendo conhecimento e diálogo entre as casas do Brasil”, ressaltou o presidente.

De acordo com o presidente da Escola Legislativa da CMJP, Paulo Eduardo de Sá Batista, o encontro “foi uma oportunidade de promover interação entre as casas legislativas a partir do conhecimento sobre a modernização do processo legislativo”. Ele destacou ainda que o evento fez parte de uma série de oficinas sobre como fazer um Portal Modelo e como gerir o sistema de pesquisa de banco de dados, o SAPL.

Encontro Rigional de Interlegis 15 09 2017 Olenildo 053

O coordenador de Tecnologia da Informação do Senado Federal, e representante do ILB, Sesóstris Vieira, destacou que este é um evento que é promovido em todo o Brasil, em cidades polo. “Procuramos levar todo nosso knowhow com diversas palestras sobre a modernização do Poder Legislativo através produtos e tecnologias para que o cidadão possa exercer seu papel fiscalizador”, explicou.

A presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMJP), vereadora Ivonete Ludgério (PSD), elogiou a iniciativa da realização do encontro. “Estamos participando do evento, porque achamos interessante a proposta. É uma satisfação fazer parte deste encontro, e pretendemos levar este curso também para a nossa cidade”, confessou a vereadora.

Ainda estiveram presentes no evento os vereadores João dos Santos (PR), Tibério Limeira (PSB), Dinho (PMN), Bispo José Luiz (PRB), Carlão (PSDC), Milanez Neto (PTB) e João Corujinha (PSDC); o secretário de Turismo, representando o prefeito da Capital, Fernando Milanez; e os palestrantes Antônio José Barbosa, Janary Nunes e Paulo Soares.

Também presenciaram o encontro os servidores da CMJP: diretor-geral, Carlos Santos; o secretário legislativo, Rodrigo Neto; o diretor administrativo e financeiro, Rodrigo Harlan; e o secretário de Comunicação, Janildo Silva.