Comunicação da Câmara ganha nova redação e amplia produção de conteúdo

A integração das redações facilita a troca de informações e impulsiona a produção

Por Secom CMJP

Fotos Juliana Santos

15/04/2019

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) ampliou sua estrutura de comunicação para que possa aumentar a produção de conteúdo educativo e promover mais cidadania, por meio da TV e da Rádio Câmara, do Portal CMJP e das redes sociais da instituição.

A equipe de jornalismo da Casa já está trabalhando na nova redação, mais ampla e integrada com todos os veículos de comunicação da CMJP. O novo espaço aproximou as redações do Portal CMJP, das mídias sociais, da TV e da Rádio, que antes ficavam distantes umas das outras. “A aproximação física das redações otimiza as nossas produções, pois conseguimos desenvolver com mais sintonia o conteúdo que está sendo produzido para cada mídia institucional. Além disso, há mais estrutura para a equipe trabalhar, um ambiente mais amplo, com mais conforto e com as ferramentas necessárias para realizar um bom trabalho”, afirma o secretário de comunicação, Lael Arruda.

O resultado disso já pode ser visto em todas as mídias. A TV Câmara ampliou a grade de programação, trazendo de volta a produção do programa Nosso Bairro, que conta a história dos bairros da Capital. Já o Pílulas do Conhecimento foi criado a pedido da nova gestão. O programa exibe aulas sobre os mais diversos assuntos, e foi escolhido para entrar para a nuvem de armazenamento das TV´s e Rádios Legislativas do Brasil, ficando disponível para ser exibido em todo país. A produção de documentários também retornou aos trabalhos da TV, o doc. Essência, que traz uma reflexão sobre o respeito à diversidade humana, já está sendo rodado. “Nosso foco sempre foi produzir conteúdo que some positivamente à sociedade, com a cobertura institucional e a produção de programas para debater outros assuntos relevantes. Essa ampliação das nossas produções é boa para toda cidade”, comenta Mafalda Moura, editora de jornalismo da TV.

A nova estrutura possibilitou ainda a ampliação da cobertura pelas redes sociais. De forma inédita, a Câmara estreou mais um canal para colocar a população em contato com o trabalho dos vereadores: o IGTV. “Agora, além das coberturas via Facebook, Twitter e Instagram, o novo canal traz um resumo da semana sobre tudo que foi discutido na Casa. Estamos identificando as melhores formas de expor o trabalho dos vereadores para a população, e criando os meios para isto. Muitas novidades ainda estão por vir”, promete Alex Albuquerque, responsável pelas Mídias Sociais.

Já o Portal CMJP passou por uma reformulação e ganhou novas ferramentas para facilitar a busca por conteúdo da Casa. “Percebemos a necessidade de algumas mudanças para que a população pudesse ter acesso às informações sobre os trabalhos parlamentares, e já estamos implantando as novidades”, destaca Rafaela Cristofoli, coordenadora do Portal.

Na Rádio Câmara houve a estreia da programação jornalística. “Foi uma grande honra o convite para fazer parte desse momento histórico para a Rádio Câmara de João Pessoa e para toda instituição. É com muita responsabilidade que fazemos o Jornal da Câmara no rádio, de segunda a sexta, para levar um resumo dos acontecimentos da Casa e outras notícias à população pessoense”, comenta Cláudia Carvalho, editora de jornalismo da Rádio Câmara e âncora do jornal.

Os investimentos na comunicação, mais uma das marcas da nova Mesa Diretora da Casa, têm o objetivo de gerar mais cidadania. “Investir em comunicação significa investir em transparência e na aproximação entre a Câmara e o povo. Estamos alinhados com a população de João Pessoa e vamos seguir assim”, conclui o presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC).