Gestão da atual Mesa Diretora da CMJP se destaca por ações na área da Educação

A TV Câmara ampliou a produção de conteúdos educativos e a Escola Legislativa têm investido em parcerias que visam à educação para a cidadania

Por Secom CMJP

Fotos Arquivo/Secom/CMJP

12/04/2019

Os três primeiros meses de atuação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), eleita para o biênio 2019/2020, apontam a Educação como uma das marcas de gestão. Nesse período, a TV Câmara JP ampliou a produção de conteúdos educativos, com a inserção do programa ‘Pílulas do Conhecimento’ em sua grade de programação, e a Escola Legislativa Professor Celso Furtado têm investido em parcerias que visam à educação para a cidadania.

Logo ao assumir a presidência do Legislativo Municipal, o vereador João Corujinha (DC) solicitou à equipe da TV Câmara a criação do programa Pílulas do Conhecimento, que consiste em aulas sobre os mais diversos assuntos, ministradas por profissionais especialistas na disciplina que está sendo pautada. Apesar de ter estreado recentemente, o programa já teve uma repercussão positiva e poderá ser exibido em todo Brasil, ultrapassando as fronteiras locais.

“O Pílulas do Conhecimento foi escolhido para ser disponibilizado na nuvem de armazenamento das TV´s legislativas do país, facilitando o acesso de emissoras de Câmaras e Assembleias para que possam baixar e exibir em seus estados”, explicou o secretário de comunicação da Casa, Lael Arruda.

“A TV Câmara aproxima o povo do trabalho dos parlamentares, promove cidadania e educação. Nossa ideia vem reforçar ainda mais esse papel de criar conteúdo útil para a nossa sociedade, difundindo cada vez mais conhecimento”, reforçou o presidente.Defensoria Pública 21-03-2019 Olenildo (44)

Outra ação está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do Município. Programas da TV Câmara, que contam a história de João Pessoa e promovem cidadania, deverão ser exibidos dentro das salas de aula das escolas municipais. “Conversamos com a Secretária de Educação, a professora Edilma Ferreira, sobre o fato de estarmos recebendo cada vez mais ligações de professores pedindo cópias dos nossos programas para serem exibidos nas salas de aula. Sempre soubemos do potencial do conteúdo produzido pela nossa TV, e agora vamos tornar oficial esse fornecimento de material, o que facilitará o acesso ao conteúdo por parte dos educadores e, consequentemente, dos alunos”, explicou Corujinha.

A ampliação de espaço para a Educação não se limitou ao uso da TV Câmara. Em pouco tempo da atual gestão, a Escola Legislativa anunciou a temporada 2019 do programa de estágio-visita Aprendiz de Vereador, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação que querem vivenciar de perto os trabalhos do Legislativo Municipal. A Escola também já confirmou outros projetos, como a celebração de um Acordo de Cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que permite que as escolas do Legislativo e do Judiciário possam desenvolver projetos em conjunto, compartilhando conhecimentos referentes às duas instituições.

“Nosso diálogo com as instituições é o melhor possível, e o resultado disso é que bons frutos já estão sendo gerados. A parceria com o TRE-PB é só o início do que vem pela frente”, anunciou João Corujinha.

Notícias Relacionadas

Câmara de João Pessoa anuncia Comissão Parlamentar de Recesso
Colegiado é formado por sete vereadores e garante continuidade dos trabalhos durante o recesso legislativo
Vereadores prestam solidariedade aos desabrigados do bairro São José
Prefeitura disponibilizou equipes de saúde para atender famílias alojadas em escola pública municipal
Câmara anuncia antecipação do décimo terceiro salário aos servidores
Equilíbrios fiscal e financeiro da Casa possibilitaram a antecipação
CMJP realiza audiência pública para discutir sobre redução de verbas na Educação
Representantes da UFPB, IFPB, TCU e entidades de luta de classe participaram do debate
Vereador de oposição critica Gestão Municipal e líder da situação rebate
Os vereadores Leo Bezerra (PSB) e Milanez Neto (PTB) usaram a tribuna da Casa, na sessão ordinária desta quinta-feira (13), para debater sobre as ações da Prefeitura da Capital
Parlamentares pessoenses divergem sobre greve geral desta sexta-feira (14)
Marcos Henriques (PT) afirmou que a greve representa a luta contra a Reforma da Previdência e os cortes da Educação. Carlão criticou o que considera um “movimento ideológico esquerdista, orquestrado pelo PT e a CUT”