Hospital do Valentina: vereador denuncia falta de plantonistas para atender população

Tibério Limeira (PSB) ainda acrescentou pedido de troca do secretário de Saúde de JP, Adalberto Fulgêncio

Por Haryson Alves

14/03/2019

O vereador Tibério Limeira (PSB) falou que há descaso com o atendimento do Hospital do Valentina – referência municipal em pediatria –, ao usar da palavra, na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), desta quinta-feira (14). Segundo o parlamentar, a unidade de saúde possui dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 60 para internações, que são divididos em duas enfermarias. No entanto, somente uma das enfermarias estaria funcionando, com apenas dez leitos. Ele ainda frisou que o local tem estrutura, mas não está realizando procedimentos.

“As demandas existem, mas o Hospital do Valentina não tem plantonistas, nem está realizando procedimentos. A unidade só está emitindo encaminhamentos para o Hospital Universitário e para o Arlinda Marques, ajudando a superlotar essas unidades. Além disso, a diretora-geral e a diretora técnica do complexo tiveram que entregar seus cargos por falta de condições de trabalho”, alegou Tibério Limeira.

Ainda de acordo com o parlamentar, a entrega dos cargos teria outros motivos. “A situação parece ser pior, pois a diretora-geral do Hospital do Valentina tem relação familiar com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e haveria uma disputa entre ela e o secretário de Saúde da Capital, Adalberto Fulgêncio. Além disso, essa mesma diretora teria outros vínculos em hospitais, como a Maternidade Frei Damião, a UPA dos Bancários, o Amip e até um hospital em Pernambuco”, denunciou o parlamentar.

Vereador sugere intervenções com urgência

Tibério Limeira convidou a bancada de oposição para ir ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedir, urgentemente, que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis. “Precisamos fazer isso para que, no mínimo, possam aliviar o caos no Hospital do Valentina”, reforçou, o vereador.

Parlamentar taxa gestão da Saúde de incompetente

Além de interceder pela melhora da situação no Hospital do Valentina, Tibério Limeira defendeu que a atuação do secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, deve ser revista. “É uma gestão infeliz. Precisamos mudar o secretário para que não tenhamos mais, uma gestão incompetente, sem o mínimo de generosidade com nossa cidade e com os cidadãos. Fica aqui minha tristeza e indignação, que deve ser pior na pele daqueles que tiveram a experiência do péssimo atendimento oferecido pela Saúde aqui em João Pessoa”, desabafou o parlamentar.