Interlegis: começa nesta terça-feira (26) o primeiro dia da oficina promovida pela CMJP voltada aos cerimoniais de órgãos públicos da PB

As aulas acontecerão até sexta-feira (29), no auditório do Anexo II da Câmara Municipal de João Pessoa

Por Jorge Rezende

Fotos Arquivo/Secom-CMJP

25/09/2017

O primeiro dos quatro dias da 'Oficina Interlegis Cerimonial no Ambiente Legislativo, Planejamento e Organização de Eventos', realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), por meio da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, começa na manhã desta terça-feira (26). Programada para acontecer até sexta-feira (29), a oficina sempre ocorrerá das 9h às 13h, no Auditório Fernando Paulo Milanez, no Prédio Anexo Vereador Cabral Batista (Anexo II), à Rua das Trincheiras, 42, no Centro da Capital (em frente à sede do Poder Legislativo Municipal).

“A oficina está oferecendo às Câmaras Municipais de todo o estado e demais órgãos públicos, como Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas etc., treinamento referente a cerimonial, protocolo e etiqueta para vereadores, deputados estaduais e servidores”, explica Paulo Eduardo Sá Barreto. Foram oferecidas 90 vagas com inscrições por meio do portal www.interlegis.leg.br.

A oficina, com carga horária de 21 horas-aula, terá como instrutor o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Interlegis, do Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo. “Esta oficina será a última do bloco de parcerias firmadas este ano entre a Câmara de João Pessoa e o Senado Federal”, destaca Paulo Barreto.

Os participantes da oficina terão na programação estudo aprofundado sobre definição de cerimonial, protocolo e etiqueta; a importância do cerimonial nas organizações modernas; sua evolução histórica; função comunitária do protocolo; fundamentos da etiqueta do cerimonial e do protocolo (alimentação, vestuário e coreografia); o cerimonial público; além de temas como a precedência no Brasil e no Legislativo; os símbolos nacionais (bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional); e organização de eventos.