Marcos Vinícius (PSDB) se despede da presidência da Câmara de JP

Durante a sessão desta quinta-feira (27), vereador prestou contas de sua gestão frente à Casa Napoleão Laureano

Por André Cananéa

Fotos Olenildo Nascimento

27/12/2018

O vereador Marcos Vinícius (PSDB) se despediu da presidência da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) durante a sessão desta quinta-feira (27), detalhando os feitos de sua gestão nos dois anos em que ficou à frente da Casa Napoleão Laureano. Marcos foi eleito em dezembro de 2016 para presidir o Legislativo Municipal durante o biênio 2017/2018.

"Não se trata de uma adeus", resumiu o vereador na tribuna do Plenário. "Estarei na mesma trincheira que estive todos esses anos, seguindo o caminho da lealdade e pagando o preço que for preciso para que esta Casa continue sendo um Poder independente e harmônico".

Marcos Vinícius pautou seu mandato com ações voltadas a tecnologia, comunicação e a memória da nossa cidade com o objetivo de aproximar mais a Casa Napoleão Laureano da população de João Pessoa. "Foram dois anos em que procuramos ser a voz da vontade de um povo e carrego comigo o orgulho e a humildade de presidir um poder que realmente emana do povo".

Em seu discurso, ele afirmou que o único adjetivo que quer que fique para esse período é que ele foi um gestor "apaixonado": "Sou um eterno apaixonado por esta cidade. Que a nossa biografia possa registrar que me dediquei cada segundo para que João Pessoa seja vista pelo Brasil como uma terra que orgulha a todos nós e que é capaz de grandes feitos. Feitos de coragem, criatividade e eficiência, que futuramente serão reconhecidos por aqueles que ousarem escrever a verdade sobre estes dois anos”.

Marcos lembrou que a imprensa o colocou entre os melhores gestores do Estado, com 80% de aprovação, e afirmou que nesses dois anos, cumpriu todos os pontos de sua carta programa, como o fim da reeleição para a mesa diretora; composição eclética da Mesa Diretora; composição eclética das comissões permanentes da Casa; transmissão das reuniões das comissões permanentes ao vivo pela TV Câmara; instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e retomada do processo de transparência nas votações plenárias com o painel eletrônico, entre outras.

Sessão Ordinária 27-12-2018-Olenildo 039

Também cumpriu a promessa de realizar audiências públicas nos bairros da capital (iniciativa batizada como “Câmara no Seu Bairro”), reestruturou o Comitê de imprensa; reativou a Escola do Legislativo; instalou as comissões da Lei Orgânica do Município, do Regimento Interno e de extinção das Leis caducas; valorizou os servidores da Casa e assegurou os recursos para a construção da nova sede do Legislativo Municipal.

Ponto alto da gestão, a Emenda Cidadã teve destaque no discurso. “Este poderoso instrumento que se baseia no Orçamento Impositivo e, de forma pioneira, chegou a capital da Paraíba muito antes das demais do Brasil. Isso fez com que Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo Brasil nos visitassem para conhecer tal inovação. Inclusive a Assembleia Legislativa da Paraíba, que agora busca implantar a emenda impositiva”, afirmou Marcos Vinícius.

Ele também detalhou as ações que fortaleceram a TV Câmara JP, que migrou para o digital na gestão dele; os apoios e visibilidade que deu à cultura local, notadamente a cultura raiz e o cinema, e os esforços que levaram a Rádio Câmara FM a entrar no ar e se tornar uma das mais queridas da cidade.

Também lembrou da programação que celebrou os 70 anos da redemocratização da Câmara de João Pessoa, que contou com a presença de ministros, juristas, políticos e presidenciáveis e, com orgulho, afirmou que a Câmara foi a primeira Casa Legislativa a abrir caminho para a democracia direta, através de iniciativas como o aplicativo Mudamos. “O Mudamos hoje se incorporou ao calendário da cidade mediante a Virada Legislativa, que agora ocorre junto ao HackFest”, disse.

Marcos encerrou o discurso desejando sucesso ao sucessor, o vereador João Corujinha (DC), que assume o comando da Casa a partir de 1º de janeiro. “Da presidência volto para o plenário, com as mesmas sandálias da humildade que cheguei a esta Casa lá em 1997. Desejando ao próximo presidente, João Corujinha, muito sucesso no próximo biênio. Competência e vontade de fazer pelo nosso povo não faltam a este brilhante parlamentar", concluiu.

Apartes

Praticamente todos os vereadores presentes na Casa fizeram apartes ao discurso do presidente. Basicamente, todos os parlamentares falaram dos avanços que a Casa conquistou com a gestão de Marcos Vinícius, muitos destacando a importância da criação da Emenda Cidadã. “Marcos Vinícius administrou a Câmara com maestria”, resumiu Dinho (PMN), expressando o sentimento dos demais colegas.

Notícias Relacionadas

Câmara de João Pessoa anuncia Comissão Parlamentar de Recesso
Colegiado é formado por sete vereadores e garante continuidade dos trabalhos durante o recesso legislativo
Vereadores prestam solidariedade aos desabrigados do bairro São José
Prefeitura disponibilizou equipes de saúde para atender famílias alojadas em escola pública municipal
Câmara anuncia antecipação do décimo terceiro salário aos servidores
Equilíbrios fiscal e financeiro da Casa possibilitaram a antecipação
Presidente da CMJP recebe visita de promotores de Justiça e deputados estaduais
Autoridades conversaram sobre a importância da boa relação entre os poderes constituídos para alcançar melhorias para a qualidade de vida da população
Promotor de Justiça Leonardo Quintans recebe Medalha Cidade de João Pessoa

A homenagem, proposta pelo vereador Leo Bezerra (PSB), reuniu familiares e amigos no plenário da CMJP, na tarde desta quarta-feira (12)

Coral da CMJP estreia projeto 'Cantar solidário' na Vila Vicentina
Idosos da instituição filantrópica assistiram à primeira apresentação do projeto na tarde desta terça-feira (11)