Parlamentares paraibanos participam do Encontro Regional Interlergis nesta sexta-feira (15)

Por Damião Rodrigues

14/09/2017

Na manhã desta sexta-feira (15), acontece o encerramento dos cursos de capacitação promovidos pela Escola do Legislativo da Câmara de João Pessoa (CMJP) e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), por meio do Interlegis. Na ocasião, haverá o Encontro Regional Interlegis, com foco na participação de parlamentares. O objetivo será discutir temas relevantes para o exercício do mandato e relacionados à modernização legislativa a partir de três palestras. O evento acontece no auditório da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, às 9h.

Serão apresentados os seguintes temas: ‘O programa de modernização legislativa’, que será mediado pelo coordenador de Tecnologia da Informação do ILB, Sesóstris Vieira; ‘O Papel do Legislativo no Estado Democrático de Direito – desafios atuais’, uma palestra realizada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio José Barbosa, que é ex-consultor do Senado; e o ‘O Poder Legislativo Municipal no Brasil: o papel do vereador’, que será explanado pelo assessor parlamentar do Programa Interlegis Janary Nunes.

Assuntos apresentados durante a semana

Durante toda esta semana servidores de casas legislativas de toda a Paraíba participaram de aulas que ocorreram no anexo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), no bairro de Jaguaribe.

Na segunda (11) e terça-feira (12), aconteceu a oficina de Portal Modelo, ministrada pelo instrutor José Bonifácio de Góis Júnior, com o monitor José Salo Reiman. O Portal Modelo é usado por mais de 1.700 casas legislativas, é fácil de usar, pode ser customizado e já vem com o domínio “.leg.br”.

Na quarta (13) e quinta-feira (14), os participantes aprenderão sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) na versão 2.5, com o instrutor José Bonifácio de Góis Júnior e o monitor José Salo Reiman. O SAPL é uma ferramenta utilizada por mais de mil casas legislativas que informatiza o processo legislativo, sem custos financeiros para a câmara ou assembleia.