Parlamentares paraibanos participam do Encontro Regional Interlergis nesta sexta-feira (15)

O objetivo será discutir temas relevantes para o exercício do mandato e relacionados à modernização legislativa a partir de três palestras.

Por Damião Rodrigues

Fotos Olenildo Nascimento

14/09/2017

Na manhã desta sexta-feira (15), acontece o encerramento dos cursos de capacitação promovidos pela Escola do Legislativo da Câmara de João Pessoa (CMJP) e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), por meio do Interlegis. Na ocasião, haverá o Encontro Regional Interlegis, com foco na participação de parlamentares. O objetivo será discutir temas relevantes para o exercício do mandato e relacionados à modernização legislativa a partir de três palestras. O evento acontece no auditório da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, às 9h.

Serão apresentados os seguintes temas: ‘O programa de modernização legislativa’, que será mediado pelo coordenador de Tecnologia da Informação do ILB, Sesóstris Vieira; ‘O Papel do Legislativo no Estado Democrático de Direito – desafios atuais’, uma palestra realizada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio José Barbosa, que é ex-consultor do Senado; e o ‘O Poder Legislativo Municipal no Brasil: o papel do vereador’, que será explanado pelo assessor parlamentar do Programa Interlegis Janary Nunes.

Assuntos apresentados durante a semana

Durante toda esta semana servidores de casas legislativas de toda a Paraíba participaram de aulas que ocorreram no anexo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), no bairro de Jaguaribe.

Na segunda (11) e terça-feira (12), aconteceu a oficina de Portal Modelo, ministrada pelo instrutor José Bonifácio de Góis Júnior, com o monitor José Salo Reiman. O Portal Modelo é usado por mais de 1.700 casas legislativas, é fácil de usar, pode ser customizado e já vem com o domínio “.leg.br”.

Na quarta (13) e quinta-feira (14), os participantes aprenderão sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) na versão 2.5, com o instrutor José Bonifácio de Góis Júnior e o monitor José Salo Reiman. O SAPL é uma ferramenta utilizada por mais de mil casas legislativas que informatiza o processo legislativo, sem custos financeiros para a câmara ou assembleia.

Notícias Relacionadas

CMJP regulamenta possibilidade de servidores se capacitarem no exterior
Reunião realizada nesta terça-feira (27) discutiu os termos do projeto, que será levado para apreciação em Plenário
CMJP vai garantir que servidores conquistem progressão funcional com cursos até no exterior
Reunião realizada nesta terça-feira (27) discutiu os termos do projeto, que será levado para apreciação em Plenário
Câmara da Capital realiza treinamento para elaboração de emendas à LOA 2019
Capacitação realizada na tarde desta terça-feira (7) foi voltada para parlamentares e assessores responsáveis pela elaboração das emendas
Escola do Legislativo promove treinamento para elaboração de emendas à LOA 2019
Capacitação acontece na próxima quarta-feira (7), das 14h às 17h, no auditório Fernando Paulo Carrilho Milanez
Proposta vai tornar processo legislativo da CMJP em 100% digital
Tecnologia desenvolvida pela equipe ‘Se Liga JP’, participante do ‘Hackfest + Virada Legislativa 2018’, permitirá transparência, engajamento e interação popular online com a Câmara
Cursos de Mídias Sociais e de Publicidade encerram oficina na Câmara de JP
Capacitação oferecida pela Escola do Legislativo da CMJP, em parceria com o Senado Federal, reuniu assessores de comunicação até de outros estados