Parque Sanhauá: líder da situação elogia governador por suspensão de embargo à obra

Milanez Neto (PTB) ressaltou ainda alguns avanços obtidos para o Centro Histórico da Capital, na atual gestão

Por Clarisse Oliveira

04/06/2019

O líder da bancada de situação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Milanez Neto (PTB), defendeu a execução das obras do Parque Ecológico Sanhauá, durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (4). O parlamentar também elogiou o governador do Estado, João Azevedo (PSB), por suspender o embargo à obra realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) na última sexta-feira (31).

Milanez Neto lembrou que o projeto do Parque vem sendo discutido há 20 anos, desde que ele era gestor da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP). “Já foram realizadas audiências públicas e oficinas com os moradores, e alguns ainda dizem que o projeto não foi discutido”, declarou.

Para o parlamentar, não havia motivos para o embargo da obra. “Falar em tombamento histórico de construção dentro do mangue? Falar que as moradias de lá são dignas e históricas? Se são, porque quem está reclamando não mora lá? Não é só fazer discurso contra e morar na praia, vão criar seus filhos lá. A opinião pública cansou do discurso de ódio e rancor, de querer prejudicar uma obra de R$ 12 milhões em um estado pobre, em que o emprego ainda é uma exceção”, afirmou o vereador, completando que a Prefeitura já fez intervenções em outros equipamentos tombados, mas que não houve embargo.

“Gostaria de fazer um elogio ou agradecimento enquanto parlamentar, representante e cidadão que tem história com o local, onde aprendi a trabalhar desde cedo em um comércio da família. Parabenizo a grandeza do gesto corajoso e destemido de João Azevêdo em ter, ainda no sábado, analisado o embargo, que tecnicamente não se sustentava. Ele colocou o trem nos trilhos, deixou claro que não vai permitir que a baixa política passe no seu governo”, enfatizou o líder.

Centro Histórico

Milanez Neto ainda destacou os avanços obtidos no local pela atual gestão.“O centro de João Pessoa é marcado por antes e depois da gestão de Luciano Cartaxo, e isso desagrada outros gestores. Ele levou moradia, economia e movimento cultural ao Centro Histórico. Levei meu filho domingo pela manhã ao Centro, vimos comércio em pleno domingo, e o Parque Sanhauá vem somar a tudo isso”, salientou.

Para Lucas de Brito (PV), a atitude do governador foi de bom-senso. Ele ressaltou que, para que o Centro Histórico de João Pessoa avance, com a instalação de bancos e empresas no local, assim como aconteceu em Recife, os órgãos de controle devem ser parceiros, a Prefeitura não pode fazer o trabalho de revitalização sozinha.

“Já fui procurado por donos de imóveis no Centro Histórico, relatando que tiveram mil dificuldades para realizar uma pintura na casa. Temos pessoas, órgãos e instituições que se colocam no papel de preservação, mas são inimigas, porque não fazem nada para reavivar o local e nem deixam as pessoas fazerem. Luciano Cartaxo não pode continuar sozinho, precisa ter na CMJP e em vários outros órgãos aliados no resgate e valoração da nossa história e nossa cultura no Centro Histórico de João Pessoa”, declarou.

Segundo a vereadora Raíssa Lacerda (PSD), algumas pessoas estão usando a população carente da região do Porto do Capim para fazer palanque político. “Acho um desrespeito com a comunidade. Estão querendo usar o pessoal carente para fazer politicagem. A gente tem que se preocupar com as melhorias que podemos levar para a comunidade, que é isso que a Prefeitura vem fazendo com maestria”, garantiu a parlamentar.

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) criticou a oposição e elogiou o prefeito Luciano Cartaxo pela iniciativa do Parque Ecológico Sanhauá. “Gostaria de parabenizar o Prefeito por mexer em uma área que ninguém teve coragem. Diálogo e coragem são duas grandes marcas de Luciano Cartaxo. Parabenizo o governador, que deu exemplo de que as ações dos agentes políticos devem estar acima dos interesses partidários. Lamento a postura de certos agentes políticos que querem o mal da sociedade, se quisessem o bem, estavam buscando melhoria e dignidade para as pessoas”, declarou.