Primeiro dia da 'Oficina Interlegis Cerimonial no Ambiente Legislativo, Planejamento e Organização de Eventos' é aberto na CMJP

Presidente da Mesa Diretora, vereador Marcus Vinícius (PSDB), dá as boas-vindas aos participantes do evento

Por Jorge Rezende

26/09/2017

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), na manhã desta terça-feira (26), deu as boas-vindas aos participantes do primeiro dia da 'Oficina Interlegis Cerimonial no Ambiente Legislativo, Planejamento e Organização de Eventos', realizada pelo Poder Legislativo da Capital, por meio da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado. Programada para acontecer até sexta-feira (29), a oficina sempre ocorrerá das 9h às 13h, no Auditório Fernando Paulo Milanez, no Prédio Anexo Vereador Cabral Batista (Anexo II), à Rua das Trincheiras, 42, no Centro da Capital (em frente à sede do Poder Legislativo Municipal).

“Estamos aqui para dar as boas vindas aos participantes da oficina. São pessoas oriundas de todas as partes do Estado para participarem de um curso de extrema importância para os órgãos e gestões dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado”, destacou Marcos Vinícius, enfatizando: “Essa é uma troca de experiências e só temos a agradecer aos participantes, aos funcionários da Casa e aos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa”.

Em sua mensagem no primeiro dia da oficina, o presidente ainda ressaltou: “É uma oficina extremamente importante, dentro das comemorações dos 70 anos da Câmara. Estamos aqui novamente com os profissionais do Interlegis, fazendo um curso de aperfeiçoamento, deixando muito mais preparadas as pessoas que atuam em cerimoniais de todo o Estado”.

“A oficina foi oferecida às Câmaras Municipais da Paraíba e demais órgãos públicos, como Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas etc.; é um treinamento referente a cerimonial, protocolo e etiqueta para vereadores, deputados estaduais e servidores”, explicou Paulo Eduardo Sá Barreto, presidente da Escola do Legislativo da CMJP. Foram oferecidas 90 vagas com inscrições por meio do portal www.interlegis.leg.br. “Esta oficina é a última do bloco de parcerias firmadas este ano entre a Câmara de João Pessoa e o Senado Federal”, informou Paulo Barreto.

A oficina, com carga horária de 21 horas-aula, tem como instrutor o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Interlegis, do Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo. “Estou muito contente de estar aqui novamente em João Pessoa neste nosso convênio com a Câmara. E este curso atual não fala só do cerimonial. Ele é mais amplo, porque a gente trabalha com a imagem pública e da comunicação institucional”, explicou Francisco Biondo.

Os participantes da oficina têm na programação estudo aprofundado sobre definição de cerimonial, protocolo e etiqueta; a importância do cerimonial nas organizações modernas; sua evolução histórica; função comunitária do protocolo; fundamentos da etiqueta do cerimonial e do protocolo (alimentação, vestuário e coreografia); o cerimonial público; além de temas como a precedência no Brasil e no Legislativo; os símbolos nacionais (bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional); e organização de eventos.